Literatura

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Teoria sobre o Barroco no Brasil

O Barroco Brasileiro é um braço da representação Barroca no mundo, e como tal tem suas principais características relacionadas, a dos outros países. A prosopopéia de Bento Teixeira apesar de não ter valor literário e considerada a primeira representação desta escola Literária no Brasil, ela também é considerada uma copia mal elaborada do poema Os Lusíadas de Camões. Publicada em 1601 marca o inicio da representação Barroca no Brasil.

Temos como principais representantes desta corrente os autores: Gregório de Matos, Bento Teixeira Pinto, Manuel Botelho de Oliveira, Padre Antonio Vieiras, Frei Manuel de Santa Maria Itaparica. eles desenvolveram obras conflitante entre o bem e o mal, céu e inferno, Deus e o Diabo. A literatura ainda trazia como marca, o exagero de figuras de linguagem, principalmente a Antítese, paradoxo e a gradação. Tinha uma preocupação com a transitoriedade da vida, bem como sofria do conflito da alma X carne. Apresentava representações sensoriais, etc.

Podemos dizer que o Barroco foi uma fase de sobressalto e esperanças no nosso país, o ouro em Minas Gerais a riqueza produzida através deste mineral, enriqueceu a região e tomou o eixo econômico do açúcar nordestino.

Até hoje temos a representatividade da arquitetura através de igrejas e escultura, porém a literatura deste tempo fica restrita a leitura obrigatória das escolas e da leitura de pesquisa. Talvez esteja na hora de remontar novas leituras do Barroco Brasileiro.

Segundo Bosi a transição de ideias do Clássico ao Barroco em termos de passagem explica-se nos seguintes conceitos:
Do linear ao pictórico;
Da visão de superfície à visão de profundidade;
Da forma fechada à forma aberta;
Da multiplicidade à unidade;
Da clareza absoluta dos objetos à clareza relativa.
(Bosi, 1997,pg37)
Estes conceitos serão melhor discorridos com a análise dos textos da época.

Mais sobre o Barroco

bibliografia

O Barroco no Brasil
Eduardo Etzel - editora da universidade de São Paulo.

História Concisa da Literatura Brasileira
Alfredo Bosi - Editora Cultrix~; São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário