Literatura

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Resenha de: Christimas Carol by Charles Dickens


Por: Maria das Dores Andrade de Barros


Charles John Huffam Dickens nasceu em Portsmouth, 07 de Fevereiro de 1812 e morreu em 09 de Junho de 1870, foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros atuais, muito realistas, contribuindo com a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa. Entre os seus maiores clássicos podemos destacar "Copperfield” e "Oliver Twist".
O conto em questão trata-se de uma história moralizante sobre a avareza, o personagem principal se envolve com questões inacabadas de sua vida, para que assim possa ter um futuro diferente do que ele tinha construído durante sua vida.
No Primeiro Capitulo (Marley´s Ghost) o narrador nos apresenta o personagem principal Scrooge, seus vícios, sua vida, seu parente mais próximo, sua cãs e é ainda neste capitulo que o narrador dá inicio ao conflito narrativo. No Capitulo dois (The Ghost of Past Christmases) a narrativa foca o passado de Scrooge o Espírito do Natal Passado mostra as tristezas e frustrações do personagem, mas, como uma brisa de otimismo mostra também o amor de sua irmã por ele, seus primeiros anos de trabalho seu amor de juventude, amor este que ele trocou pela avareza. O capitulo três (The Ghost of Christmas Now) Traz uma mostra da conseqüência dos seus atos. No capitulo quatro (The Ghost of future Christmases fica clara a conseqüência definitiva de suas atitudes que envolve a morte, a solidão e a indiferença. E o pedido para que ele mude de atitude para com as pessoas. O quinto capitulo (The End of Story) traz ao leitor a mudança do personagem diante de tudo aquilo que lhe foi mostrado, e um final feliz, como é de praxe nas histórias de Dickens.
Um conto pedagógico com certeza, capaz de nos lançar a reflexão de nossas atitudes, podemos ver nele um esboço do que denominamos hoje de literatura Psicológica, haja vista, o recurso que o autor usa para garantir o enredo da história. Podemos comentá-lo a todas as idades, em especial as crianças, para que elas possam refletir qual é o verdadeiro conceito do Natal.